quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Ferdinand de Saussure e o Estruturalismo


    E agora vamos iniciar a apresentação do trabalho do precursor do Estruturalismo,  o linguista suíço Ferdinand de Saussure. Não havia linguística antes de Saussure, a língua era vista como um sistema imutável,  representava uma estrutura fixa, havia estudos para encontrar a primeira língua falada e para descobrir qual a melhor língua. A partir de Saussure é que a linguística é elevada a condição de ciência.

    Os estudos linguísticos começam a adquirir um caráter mais profundo e abstrato passando a se interessar pela língua como um sistema de valores estruturado e autônomo , que é subjacente a toda e qualquer produção linguística. ( Disponível em: http://www.slideshare.net/marianacorreiail/parte-1-lingustica-geral-apresentao-2012 )

    Levando em consideração a importância desses estudos, após a morte de Saussure dois de seus alunos resolvem escrever um livro sobre os ensinamentos sausserianos, a obra póstuma é o “Curso de Linguística Geral”, publicado em 1916 e contém as teorias  de Saussure, que são baseadas em dicotomias  . ( Assunto do próximo post)


Abaixo a biografia de Ferdinand de Saussure:

    Filho de uma família abastada, Ferdinand de Saussure estudou desde cedo inglês, grego, alemão, francês e sânscrito. Com o objetivo de continuar a tradição científica de sua família, em 1875, estudou física e química na Universidade de Genebra. Em 1877, aos 21 anos, Ferdinand de Saussure publicou o livro "Memória sobre as Vogais Indo-Européias".
    Três anos depois o estudioso defendeu sua tese de doutorado, "Sobre o Emprego do Genitivo Absoluto em Sânscrito". Em 1881, Ferdinand de Saussure assumiu a cátedra de linguística comparada na Escola de Altos Estudos de Paris. Em 1886 tornou-se membro da Sociedade Lingüística de Paris e no ano seguinte foi para Leipzig, na Alemanha, completar seus estudos.
    Transferiu-se em 1891 para a Universidade de Genebra, lecionando lingüística indo-européia e sânscrito até 1906, quando passou a professor titular de linguística. Saussure foi professor na Universidade de Genebra até sua morte, aos 55 anos.
    Seus discípulos Charles Bally e Albert Sechehaye organizaram as anotações dos alunos de Saussure realizadas durante seus cursos universitários. Em 1915 foi publicado o já mencionado "Curso de Linguística Geral", considerado a obra fundadora da linguística moderna.

Um comentário:

  1. Ótimo! :)
    Gostei muito. Parabéns!

    https://linguisticadescomplicadaa.blogspot.com.br

    ResponderExcluir