sábado, 27 de outubro de 2012

Qual a maneira correta?



    E em meio à extensão territorial de nosso país, em que prevalecem diferentes culturas, religiões, grupos econômicos é comum vermos diferentes formas de falar.  Nas cinco regiões do Brasil encontramos vários sotaques, um verdadeiro caldeirão linguístico. E diante disso, qual seria a forma correta de falar?
   Como já sabemos, nenhuma delas é melhor ou pior, são diferenças que contribuem para o nosso enriquecimento. Cada forma é única e mostra a identidade daquele povo.
    E o que falar dos erros de português que vemos frequentemente por aí?  As pessoas, por falta de orientação acabam cometendo erros na fala e na escrita. É importante que saibamos oirentá-las nesse processo, para que não se sintam inferiores. Devemos explicar que é importante conhecer a gramática, e as formas de falar de cada ambiente, para que essas pessoas não sejam vítimas de preconceito linguístico. A gramática não deve ser vista como o modelo padrão, mas deve ser estudada para que seja usada quando for preciso.
   Então, não existe uma maneira correta e uma incorreta de falar. Vivemos em grupo justamente para que possamos nos comunicar, trocar conhecimentos, ensinar e aprender novas formas de falar.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário