sábado, 27 de outubro de 2012

Linguagem da internet - Progresso ou Retrocesso?



    Sobre a linguagem da internet o “internetês” é comum vermos opiniões de pessoas contra ou a favor.
    A professora e ex-coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal do Ceará (UFC), Maria Elias Soares, observa que, ao interagir com os demais usuários das mídias sociais, crianças, adolescentes ou mesmo adultos procuram adotar as regras prestigiadas nesse meio, "mas sabem que outros grupos, ou o mesmo grupo em outros contextos, põem em prática outras regras".                                                       
   Já a  pedagoga e psicopedagoga, Marisa Pasquarelli, aponta riscos concretos do uso exagerado do internetês sobretudo para os estudantes de séries iniciais, que estão no estágio inicial de aprendizagem da leitura e da escrita.
    De acordo com os estudos linguísticos que nos foi apresentado em sala de aula, esse linguajar, é na verdade uma adequação ao meio em que ele é utilizado. Na internet, as pessoas têm pressa em se comunicar e por isso adotam expressões como “vc”, “tbm”, “ctz”, ““ amh”, “tvz”, é uma supressão de termos, que deve ser encarada como uma variação, do mesmo modo que a língua sofre variação dependendo do contexto regional, cultural,..., há a variação na internet. Não é um retrocesso, é um progresso, apenas a maneira encontrada para que haja uma comunicação eficiente nesse meio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário